Malefícios da maltodextrina

Maltodextrina 


A maltodextrina é um suplemento alimentar à base de carboidrato, proveniente da conversão enzimática do amido do milho. Como contém polímeros de dextrose, sua absorção pelo organismo é gradativa.


É muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação. Segundo especialistas, caso a pessoa não tenha problemas de diabetes, pode tomar tranquilamente.

Riscos da maltodextrina à saúde


Toda suplementação deve ser tomada quando realmente existe a necessidade e sempre com o acompanhamento de um especialista. Muitas pessoas acreditam que a maltodextrina pode causar problemas renais. O que acontece é que existem indivíduos que possuem histórico da doença na família.

O seu uso pode gerar ganho de peso e, realmente, não é mito. Se a maltodextrina for usada indevidamente, a pessoa pode engordar muito.

Suplementos, principalmente aqueles feitos à base de carboidratos e gordura(HIPERCALÓRICOS), têm significativo valor calórico e, se consumidos em excesso, podem resultar em ganho de gordura, assim como acontece se você comer frutas, pães ou qualquer outro alimento em quantidade excessiva, e por ser um suplemento saboroso, muitas pessoas acabam tomando em excesso. 

Existe uma quantidade adequada de macronutrientes, ou seja, carboidratos, proteínas e lipídeos, que uma pessoa pode ingerir. Os suplementos são compostos destes nutrientes e, por isso, devem ser tomados com cautela e sempre deve ser receitado por um nutricionista. Uma dica importante é manter uma boa alimentação aliada ao seu consumo.


É importante que tenhamos um olhar mais atento sobre o estilo de vida e a dieta para melhorar o nosso controle da glicose, e assim, melhorar a nossa saúde geral e longevidade. A prevenção vale um quilo de cura, como dizem. Não espere até que seu corpo esteja mostrando sinais de alta glicose para fazer as mudanças necessárias para melhorar a sua saúde. 


Cronicamente elevados índices de glicose e níveis de insulina, especialmente aqueles após uma refeição, devem ser uma das principais preocupações de qualquer adulto, mesmo se você não tem nenhuma história conhecida de açúcar elevado no sangue. Açúcar elevado no sangue está na raiz da maioria dos todos os problemas de saúde que estamos vivenciando hoje. 


Além de iniciar o cancro, a insulina estimula a proliferação de células malignas. O estilo de vida e as mudanças na dieta são cruciais para o paciente e o medicamento Metformina pode ser indicado para reduzir os níveis de insulina. Diabéticos tipo 2 tratados com qualquer tipo de insulina tiveram até 80% de aumento no risco de câncer, evento cardíaco ou morte em comparação com pacientes que receberam apenas metformina, que reduz a insulina. 


Alguns problemas para a saúde dos picos de glicose são: doença gordurosa não alcoólica do fígado, câncer de fígado, insuficiência renal, doença inflamatória intestinal, inflamação crônica e geração de radicais livres. No caso do cancro, uma vez que uma pessoa é diagnosticada é imperativo suprimir o excesso de secreção de insulina. 

Como deve ser ingerida a maltodextrina


Para não prejudicar a sua saúde, é recomendável que se tome a maltodextrina corretamente. Ela pode ser consumida antes e pós-treino, porém, se você tem uma boa alimentação antes das atividades físicas, pode dispensar o uso dela no pré-treino.

Para consumir, basta dissolver uma colher de sopa em 100ml de água para treinos com até uma hora. Caso os exercícios excedam uma hora de duração, recomenda-se três colheres de sopa em 300ml de água.

A maltodextrina irá repor toda a energia gasta durante a atividade física, melhorar o desempenho e também retardar o cansaço, pois ela irá fazer a liberação gradual de glicose para o sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário