Alimentos energéticos
São nutrientes essenciais para que você tenha energia suficiente para realizar todas as atividades do seu dia-a-dia, Importantes para o organismo organismo são eles os carboidratos e as gorduras . Os alimentos com mais calorias são aqueles que fornecem mais energia, pois dão ao organismo calorias por cada grama. Os alimentos ricos em carboidratos, como massas fornecem 4 calorias, já as gorduras fornecem 9kl por grama.
Além disso, o álcool também dá energia, fornecendo 8 calorias por grama, no entanto, o seu consumo deve ser evitado .
Função
Os alimentos energéticos têm como função fornecer os carboidratos e gorduras necessárias para o bom funcionamento do corpo e são ingeridos através da alimentação.
Os carboidratos funcionam como combustível para o organismo, como a massa e o arroz ajuda no metabolismo das gorduras e proteinas. Ja as gorduras, também conhecidos por lípidos, além de darem energia, transportam vitaminas, regula hormônios, estoca energia e protegem os órgãos vitais do corpo.
1- Carboidratos
Nutrientes chamados de glicídios são moléculas orgânicas formadas pela combinação de átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio.
Tipos de carboidratos
O que difere se o carbo é simples ou complexo é a velocidade com a que são digeridos e absorvidos pelo organismo.Carboidratos simples:
Por terem uma estrutura molecular bem menor os carboidratos simples são digeridos e absorvidos bem mais rapidamente o que eleva rapidamente os níveis de glicose:
Arroz branco;
Mel;
Açúcar.
Carboidratos complexos:
Por serem maiores, demoram mais tempo para serem digeridos e absorvidos. O que traz como vantagem manter a saciedade por mais tempo e manter o equilíbrio dos níveis de glicose. Ricos em fibras e minerais o que melhora o funcionamento intestinal, dá saciedade e ajuda na eliminação de toxinas:
Batata doce;
quinoa;
Mandioca (aipim ou macaxeira);
Cereais e Aveia,
Classificação dos carboidratos
De acordo com o número de carbonos que possuem sendo:Monossacarídeos: São carboidratos simples que não podem ser quebrados em partículas menores como a glicose, frutose e galactose.
Dissacarídeos: São formados por 2 monossacarídeos como é o caso da sacarose, maltose e lactose que podem ter suas ligações quebradas em partículas menores (monossacarídeos) durante o processo digestivo para que só assim sejam absorvidos pelo organismo;
Polissacarídeos: São formados por várias moléculas de açúcares simples (monossacarídeos) que em sua maioria são representados pela glicose. Temos como exemplo o amido e a celulose.
Melhores fontes de Carboidratos:
Banana;
Vitamina B6;
Vitamina C;
Potássio;
Manganês;
Fibras;
Vitamina do complexo B;
Ferro.
Aveia;
Fonte de energia;
Rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal ajudando a eliminar as toxinas do corpo e a diminuir a absorção de gorduras;
Contém Ômega 3 considerado uma gordura do bem que previne doenças cardíacas por diminuir o mau colesterol (LDL);
Contém vitaminas do complexo B que melhoram o funcionamento do seu metabolismo e mantém a saúde do sistema nervoso.
2- Gorduras
As gorduras, produzidas por processos orgânicos tanto por vegetais como por animais, consistem de um grande grupo de compostos geralmente solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água. Sua insolubilidade na água deve-se à sua estrutura molecular, caracterizada por longas cadeias carbônicas. As gorduras podem ser sólidas ou líquidas em temperatura ambiente, dependendo de sua estrutura e de sua composição. Usualmente o termo "gordura" se refere aos triglicerídeos em seu estado sólido, enquanto que o termo óleo, ao triglicerídeos no estado líquido.
As gorduras podem ser diferenciadas em gordura saturada e gordura insaturada, dependendo da sua estrutura química . As gorduras saturadas são encontradas normalmente nos animais, no coco e no óleo de palma, enquanto as insaturadas nos demais vegetais.
No entanto os ácidos graxos realmente essenciais são os das famílias ómega 3 e ómega 6, já que a partir destes o ser humano consegue produzir todos os demais.
Existem vitaminas que são só solubilizadas pelas gorduras, conhecidas como vitaminas lipossolúveis, como exemplo as vitaminas A,D,E, e K. Isso significa que elas só são digeridas, absorvidas e transportadas em conjunto com a gordura. Além disso a gordura é a principal fonte de ácidos graxos, muito importante na dieta.
É mais saudável o consumo de insaturada pois é mais fácil "quebrar" as cadeias insaturadas em relação as cadeias saturadas.
Alguns tipos têm efeito positivo à saúde regulando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim".
As gordura benéfica também devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura em excesso é estocada no organismo.
Gorduras insaturadas
Dividida em:
Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada (Benéficas)
Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. Ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para absorver as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.
A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
• abacate
• óleo de canola
• azeite de oliva
• óleo de girassol
• óleo de gergelim1
• óleo de amendoim
A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
• peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
• soja
• óleo de peixe
• grãos
Gordura Saturada(Prejudicial)
Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa.
As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.
Gordura Trans(prejudicial)
As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:
• Aumento da validade do produto
• Podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
• Menor necessidade de refrigeração
As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes.
A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.
Evite grandes quantidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário