Aveia

Flocos, farinha ou farelo




A aveia é  um excelente cereal. Para se ter uma ideia, em sua composição encontramos proteínas, carboidratos, vitaminas, ferro, fibras e cálcio.

O número de pessoas que passam a conhecer os seus benefícios e incluem esse alimento nas refeições, principalmente no café da manhã, cresce a cada dia. E não é para menos, até porque a aveia está entre os melhores alimentos para se combater o colesterol ruim.




Flocos de aveia

Quando se fala em aveia, os flocos são a opção mais completa que podemos encontrar. E essa avaliação é bastante simples de ser concebida, pois trata-se do grão de aveia prensado integralmente.

Logo, ele não perde fibras e muito menos os seus nutrientes. Mais adiante, neste mesmo texto, daremos duas ideias deliciosas e fáceis para incluir os flocos na sua dieta.

Os flocos de aveia são vendidos em dois tipos diferentes: finos ou regulares. Porém, a diferença entre eles está basicamente no aspecto, já que são idênticos quanto às propriedades.

Se pode ter um lado ruim, talvez seja pela falta de versatilidade em usá-lo nas receitas mais complexas, como em massas, afinal de contas são flocos. Mas caem muito bem em sucos naturais e leite desnatado, assim como ficam deliciosos com alguma fruta.




Farelo de aveia

Aveia em farelo é ideal para se usar na composição de massas, tal como os biscoitos, pães, bolos, tortas e mais uma infinidade. Depois dos flocos, é a opção que mais oferece fibras, isto porque o farelo é retirado da camada externa do grão, ou seja, da casca mesmo.

E por conta dessa grande concentração de fibras, aliada à sua versatilidade na cozinha, referente ao gosto e textura, pode ser facilmente misturada nas refeições como o café da manhã ou da tarde, assim como no almoço, janta e até sobremesa.

Um grande exemplo é o seu uso misturado em sucos de fruta, aumentando as fibras e melhorando, em consequência disso, o trânsito intestinal. Afinal de contas, durante o processo de fabricação dos sucos, a fibra natural da fruta costuma se perder numa quantidade considerável.

Desta maneira, o farelo de aveia é um grande parceiro nas dietas, concedendo ótimos resultados finais desde que bem administrado nas refeições.




Farinha de Aveia

A farinha proveniente da aveia é também muito benéfica, mas deve ser usada com certa atenção. Para começar, ela se origina da parte interna do grão, por isso as suas fibras são descartadas. Logo, o seu uso deve ser mais restrito.

Se engana muito quem pensa estar desfrutando das fibras da aveia ao ingerir um alimento contendo apenas a farinha de aveia. Por outro lado, ela é uma ótima substituta da farinha de trigo.

Pode ser usada em bolos, pães, panquecas, etc. Assim você ganhará nos alimentos os benefícios dos antioxidantes, vitaminas, carboidratos, etc. contidos na aveia e dará um toque a mais nas receitas. E, claro, se quiser também aproveitar as fibras do cereal, pode acrescentar juntamente a o farelo de aveia que, como vimos logo acima, se comporta muito bem nos mais diversos tipos de massa.



Conclusão


Na hora de escolher a melhor opção entre os tipos de aveia os flocos, pois  mantem os seus nutrientes e fibras após ser processada. Porém, não podemos esquecer que existem a farinha, a qual você poderá utilizar em receitas e dietas  hipercalóricas , assim como o farelo de aveia será ótimo na complementação das massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário